HMB

HMB: o que é e quais são as suas aplicações

O HMB, ou hidroximetil butirato, é um suplemento alimentar que tem adquirido notoriedade não apenas pelo uso por atletas ou indivíduos desejosos por ganho de massa muscular.

A aplicabilidade do HMB na prática clínica tem se consolidado sobretudo com pacientes que têm na preservação da massa muscular a motivação principal de sua recuperação.

Os exemplos mais comuns são:

 

O que é o HMB?

O HMB é um metabólito da degradação da leucina. Este é um aminoácido encontrado em pequenas quantidades na dieta, principalmente no peixe e no leite. O nosso corpo também produz o HMB, numa quantidade de 0,25 a 1g/dia.

E esta produção torna-se insuficiente em situações de estresse metabólico. Exemplos mais comuns são o câncer, em infecções graves, perda de peso importante após cirurgias de redução de estômago.

Em atividades de hipertrofia, o HMB é utilizado para provisão do ganho muscular.

 

Como age o HMB?

Os resultados dos estudos sobre a eficácia do HMB ainda são controversos. O que tem sido verificado de forma mais consistente é que o dano muscular se reduz em indíviduos que consomem regularmente o HMB. Este dano é dosado através da avaliação dos níveis da enzima CK (creatinoquinase). E por tal motivo, em atletas, o HMB seria indicado em treinamentos mais prolongados.

Outros estudos clínicos demonstram que o HMB atua como um inibidor da perda muscular em situações de estresse, sendo por isso indicado em pacientes em situações de catabolismo.

A dose que se recomenda é a de 1,5 a 3g/dia, podendo-se chegar a até 6g ao dia. O HMB já pode ser encontrado adicionado a suplementos hipercalóricos completos (com carboidratos, proteínas, fibras e lipídios, além de polivitamínicos). Pode ser tamb´m encontrado isolado em forma de comprimidos, cápsulas ou pó.

É um suplemento que deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência renal ou naqueles que têm hipercalcemia (elevação do cálcio).

Mesmo sendo um suplemento bem tolerado e com baixo índice de efeitos colaterais, ele deve ser orientado por um profissional capacitado em terapia nutricional, seja ele médico ou nutricionista. A avaliação clínica e laboratorial antes do uso de qualquer suplemento é mandatória.

E é sempre importante frisar, este artigo NÃO substitui uma consulta médica presencial.

Jamais utilize de forma indiscriminada qualquer medicamento ou mesmo suplemento, saúde não tem preço!

 

O que deseja encontrar?

Compartilhe