aftas orais

Aftas Orais

O que são aftas orais?

As aftas orais são, em geral, pequenos ferimentos na boca. São lesões rasas e de fundo limpo. Causam um dor local leve, tendo uma evolução rápida e um curso geralmente benigno. Mas apesar de serem benignas, em alguns casos podem ser dolorosas, o que gera desconforto em falar e deglutir o alimento.

Em boa parte das vezes não tem causa infecciosa. É um problema comum, acomete cerca de 20% da população mundial de forma recorrente. Mas pode-se dizer que todo ser humano, pelo menos uma vez na vida já apresentou alguma afta na boca.

A maioria das aftas dura em média sete dias. Aftas podem demorar mais a cicatrizar devido ao trauma contínuo com dentes, a depender de sua localização.

As aftas muitas vezes podem confluir e ocasionar lesões maiores e mais profundas. Podendo gerar ínguas (linfonodos) no pescoço ou abaixo da mandíbula. As vezes causam até febre, mas nem por isso são malignas.

Causas das aftas orais

As aftas não tem causas bem estabelecidas. Há suspeitas de que podem ser ocasionadas por deficiências imunológicas, mas ainda não há uma comprovação científica.

Alguns fatores são claramente conhecidos:

• Mordidas locais;
  • Traumas durante a escovação dental;
  • Tabagismo;
  • Alimentos excessivamente condimentados;
  • Alimentos com acidez excessiva, geralmente os industrializados;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Alguns medicamentos como anti-inflamatórios ou aspirina;
  • Deficiências vitamínicas e minerais, como vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro ou ácido fólico.

Aftas, de fato, não causam mau hálito e nem são transmissíveis pelo beijo.

Há algumas doenças que podem ocasionar o aparecimento de aftas. Geralmente estas aftas tem um aspecto mais específico e uma duração e recorrência muito maior. São exemplos o herpes simples, doença de Crohn, sífilis e a doença celíaca.

Aspectos que preocupam nas aftas, além de sua demora para cicatrizar, é o seu surgimento em outros locais do corpo, como por exemplo olhos ou região genital.

O câncer de boca é algo importante a ser mencionado. Aftas não predispõem ao câncer de boca. No entanto, lesões que não melhoram e que mantém um crescimento progressivo, devem ser imediatamente avaliadas.

Tratamento

O primeiro passo a ser orientado no tratamento das aftas é a instituição de hábitos alimentares saudáveis. Dietas ricas em sódio e em carboidratos simples devem repudiadas. O cigarro é um fator causal importante e deve ser suspenso.  Dietas ricas em fibras podem estar relacionadas a melhora da recorrência das aftas.
Alguns medicamentos podem ser utilizados, sobretudos aqueles tópicos que possuem corticoide ou analgésicos em sua composição. Nestas situações, um médico deve ser consultado.

Soluções caseiras, tipo aplicação de amido de milho, pasta de dente ou fermento sobre a afta, ou mesmo manipulação desta, não são indicadas. O risco de infecção secundária aumenta sobremaneira.

Ainda não é certo afirmar que a infecção pelo H.pilory (bactéria presente no estômago causadora de gastrites e úlceras) seja responsável pela recorrência das aftas. Fato que ilustra tal situação é a não verificação de melhora das aftas após o tratamento do desta bactéria.

Em suma, nas aftas orais, devemos nos ater a orientação de hábitos alimentares saudáveis e a atenção aos  sinais de alerta. Consultar um gastroenterologista em casos de recorrência ou demora na melhora das aftas é sempre uma atitude prudente.