Uma má alimentação é considerada a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. No Brasil, cerca de 20% dos casos são causados por maus hábitos alimentares. Uma alimentação rica em vegetais e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir de 3 a 4 milhões de casos novos a cada ano no mundo.
Há alimentos que curam o câncer?
O fato é que nenhum alimento tem o poder de curar o câncer, seja ele de que tipo for e em que estágio estiver. Há alimentos com alto teor de antioxidantes, que são compostos auxiliares a saúde corporal e que tem um poder de prevenir doenças. Exemplos comuns e acessíveis: limão, gengibre, curcuma, canela e pimentas.
Peso Corporal Influencia no Surgimento do Câncer?
Sobrepeso, obesidade e o ganho de peso na fase adulta estão associados a cânceres no esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino grosso, rins, mama, ovário, endométrio, meningioma, tireóide, miolema múltiplo, próstata e linfoma difuso de grandes células B. Ou seja, quase todos os tipos.
Tudo isso acontece pois o tecido gorduroso gera uma intensa inflamação no corpo. Tal inflamação pode causar danos e mutações em células, o que aceleraria o surgimento da doença.
Mitos e Verdades
Há muitos mitos e verdades sobre a relação da alimentação com o câncer. Listei abaixo os top 10, de acordo com dados apresentados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Verdades:
- VERDADE: a atividade física previne o câncer independentemente da perda de peso. Isso quer dizer que indivíduos sedentários tem maior chance de desenvolver a doença em comparação a indivíduos ativos.
- VERDADE: grande parte dos refrigerantes possui um subproduto do caramelo IV, chamado 4-metil-imidazol, classificada como possivelmente cancerígena.
- VERDADE: existem evidências de que os benefícios da ingestão de frutas, legumes e verduras na prevenção de certos tipos cânceres superam os malefícios do consumo desses alimentos com resíduos de agrotóxicos.
- VERDADE: aquecer alimentos em recipientes plásticos que contenham bisfenol (BPA), dioxina e flatatos pode liberar substâncias nocivas e com potencial cancerígeno. Prefira recipientes de vidro ou BPA-free.
- VERDADE: o consumo de bebidas alcoólicas em qualquer dosagem pode proporcionar o aparecimento de alguns cânceres, sobretudo quando este consumo é feito associado ao tabagismo e por indivíduos com sobrepeso ou obesos.
Mitos:
- MITO: consumir alimentos aquecidos no aparelho de microondas causa câncer. Isso não foi comprovado, já que estas microondas não alteram a estrutura molecular dos alimentos.
- MITO: alimentos curam o câncer. Nenhum alimento cura o câncer. O consumo regular de fibras e evitar o de alimentos ultraprocessados previne o surgimento de diversos tipos de cânceres.
- MITO: o consumo de carne vermelha causa câncer. Não, o consumo de carne vermelha não causa câncer, desde que seja inferior a meio quilo por semana. O preparo também influencia. Carnes tipo churrasco, tem compostos chamados nitrosaminas, que tem relação com certos tipos canceres.
- MITO: suplementos alimentares tipo polivitamínicos previnem o câncer. Não, não previnem. O consumo indiscriminado e sem indicação médica, pode gerar certos transtornos a saúde.
- MITO: adoçantes causam câncer. Isso não foi comprovado em humanos, somente em animais. A recomendação é o consumo moderado de adoçantes de fontes naturais tipo estévia e taumatina. Agora, pense um pouco em saborear o alimento, não adicione açúcar ou adoçante.
E a maior verdade, informe-se sempre, estude, não mantenha dúvidas. Consulte sempre o seu médico e se oriente a melhor forma possível. A sabedoria nos traz paz e serenidade, o conhecimento previne doenças, lembre-se disso.