Exercício Físico em Excesso pode Prejudicar a Perda de Peso?

Muitos pacientes tem uma tendência a querer exagerar no exercício físico com o objetivo de acelerar a perda de peso. Como um raciocínio matemático, acreditamos que quanto mais nos exercitamos, mais peso perdemos.

Existe uma série de fatores a serem considerados quando se trata deste..

Posted by Dr. Juliano Antunes in Todos
Comer de 3 em 3 horas: mito ou fato?

Comer de 3 em 3 horas: Mito ou Fato?
Há tempos divulga-se, como um gerador de boa saúde, o ato de se comer de 3 em 3 horas. Grupos de profissionais de saúde ou de não profissionais, com certa frequência, defendem o fato de que ingestões alimentares regulares aceleram o metabolismo. Isso..

Atividade Física em Processos de Adoecimento

Doença e Massa Muscular
Não é incomum, em qualquer processo de adoecimento, ouvirmos de conhecidos ou mesmo do médico assistente a seguinte frase: “faça repouso absoluto e não se exercite”. A contraindicação ao exercício físico, mesmo em procedimentos pequenos ou doenças com gravidade..

Encurtamento do Jejum Pré-Operatório

Por muito tempo praticou-se o jejum prolongado como preparo para cirurgias. Muitos serviços ainda praticam o este jejum prolongado, mas felizmente aos poucos esta prática tem mudado.
Jejum pra quê?
Historicamente o jejum pré operatório era indicado com a finalidade de se evitar a..

Posted by Dr. Juliano Antunes in Todos
Suplementos Alimentares, pra quê?

O que são os suplementos alimentares?
Os suplementos alimentares são substâncias elaboradas industrialmente. Eles têm o objetivo, como o próprio nome diz, de complementar algum nutriente que porventura falte na alimentação de um determinado indivíduo.

Via de regra, os suplementos..

Posted by Dr. Juliano Antunes in Todos
As proteínas podem prejudicar a função renal?

O uso de proteínas, tanto na forma de suplementos, quanto na dieta, sempre foi alvo de dúvidas. A questão principal é a proteína como um nutriente causador ou potencializador de dano à função renal.

A proteína é um macronutriente essencial a sobrevivência humana. Através dela conseguimos..

Posted by Dr. Juliano Antunes in Todos
Intestino Curto: por que falar disso?

O que é a Síndrome do Intestino Curto?
A síndrome do intestino curto (SIC), ou falência ou mesmo insuficiência intestinal, engloba todos as condições clínicas em que o funcionamento do trato digestivo é inadequado para se manter o bom estado nutricional sem algum suporte por via endovenosa..

Posted by Dr. Juliano Antunes in Todos
HMB: o que é e quais são as suas aplicações

O HMB, ou hidroximetil butirato, é um suplemento alimentar que tem adquirido notoriedade não apenas pelo uso por atletas ou indivíduos desejosos por ganho de massa muscular.

A aplicabilidade do HMB na prática clínica tem se consolidado sobretudo com pacientes que têm na preservação..

Posted by Dr. Juliano Antunes in Todos
Alimentação e Inflamação, qual a relação?

Sim, de fato uma alimentação saudável tem uma ação sobre a inflamação em nosso corpo. E como sabemos que estamos inflamados? Na verdade, há dois tipos de inflamação: a aguda e a crônica. A aguda é aquela decorrente de algum trauma ou infecção e é manifestada como uma vermelhidão na..

Posted by Dr. Juliano Antunes in Todos
Retenção Hídrica: quando se torna uma preocupação?

Tenho retenção hídrica, “estou inchado”,  “acumulo muito líquido no meu corpo”, diz o paciente. A bem da verdade, esta é uma queixa frequente em consultório. É importante saber caracterizar esta condição, a fim de que se destine o devido tratamento.

O..

Load more