cirrose-hepatica-sintomas-causas-e-tratamento2016-07-12-upvm3w6tqx1asho7ckbgfz2rldeniy

Obesidade e Cirrose

A incidência da obesidade no mundo tem aumentado de forma desenfreada.
O consumo de alimentos industrializados e ricos em carboidratos simples, associado a maus hábitos de vida, como o sedentarismo, o etilismo e o tabagismo, tem contribuído sobremaneira para o aumento desta condição, a qual tem se tornado um sério problema de saúde pública.
Junto a isso, termos como “esteatose hepática” tem sido cada vez mais abordados.
A esteatose é o acúmulo de gordura no fígado. Ela está presente em cerca de 60% de indivíduos que sofrem de obesidade. Este fato ocasiona uma continua inflamação neste órgão que, por sua vez, pode evoluir para cirrose, uma doença silenciosa, que somente manifesta seus sintomas em fases mais tardias de evolução.
A cirrose é a falência do funcionamento do fígado. Este órgão regula o metabolismo da glicose e das gorduras, participa na síntese de proteínas e no processamento de drogas e hormônios.
Além de todas as funções, o fígado age também no armazenamento de vitaminas e minerais. Ele estoca algumas vitaminas como: A, B12, D, E e K, além de minerais como o ferro e o cobre.
É comum, em exames de rotina, constatarmos alterações em enzimas hepáticas no sangue (Gama GT, TGO e TGP). Estas, por sua vez, sinalizam algum grau de inflamação no fígado, sobretudo na obesidade. Por mínimas que sejam estas alterações, é importante que sejam avaliadas por um profissional capacitado , que diagnosticará a causa e estabelecerá o tratamento mais adequado.
Além disso, é de fundamental importância os cuidados com a alimentação:
– Preferir alimentos naturais, ricos em fibras e carboidratos complexos (cereais integrais);
– Evitar o consumo de refrigerantes, bebidas alcoólicas e sucos industrializados;
– Não adicionar açúcares aos alimentos prontos;
– Consumir boas fontes de proteína (ovos, peixes, carnes magras);
– Exercitar-se com regularidade.
Todas as medidas citadas contribuem não somente com a saúde do seu fígado, mas também com a saúde corporal global, proporcionando uma vida longa e com qualidade.
Dado o alerta, não somente o alcoolismo leva a cirrose. A má alimentação, o sobrepeso e a obesidade são causas frequentes desta doença tão temida, cujo único tratamento curativo existente é o transplante de fígado.