Suplementos Alimentares, pra quê?

O que são os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são substâncias elaboradas industrialmente. Eles têm o objetivo, como o próprio nome diz, de complementar algum nutriente que porventura falte na alimentação de um determinado indivíduo.

Via de regra, os suplementos jamais podem substituir uma alimentação saudável e equilibrada. Mas sim complementá-la e enriquecê-la com algum nutriente fundamental e faltoso nesta dieta.

 

Como os suplementos alimentares podem ser classificados?

Os suplementos alimentares são classificados conforme a sua composição e a sua finalidade.

De acordo com a composição, os suplementos pode ser proteicos, de fibras, de carboidratos, de lipídios, polivitamínicos e probióticos. 

Neste grupo, há os suplementos alimentares ditos completos. Geralmente tem alto valor calórico e são compostos por todos os micro e macronutrientes, por isso são classificados como completos.

Dentre os suplementos alimentares, o mais popularmente conhecido é o whey protein. Este é a proteína do soro do leite, comercializado isolado, ou associado a outros nutrientes.

Seguem abaixo alguns outros exemplos de suplementos distribuídos conforme sua composição..

Suplementos de proteínas:

  • Proteína do soro do leite (whey protein)
  • Caseína
  • Albumina
  • Aminoácidos
  • Proteínas vegetais
  • Proteínas da carne

Suplementos de carboidratos:

  • Maltodextrina

Suplementos de lipídeos:

  • Óleo de coco e de peixe

De acordo com a finalidade , há os suplementos auxiliadores ergogênicos. O objetivo destes suplementos é melhorar a performance de atletas ou praticantes de atividade física durante o exercício.

 

Como usar?

Cada suplemento deve ser utilizado com algum propósito, como por exemplo, auxílio no aumento de massa muscular, fornecimento de energia durante os treinos, complementação dietética em pacientes que tem uma ingestão alimentar reduzida, dentre outros.

Fato é que nenhum deles alimentar emagrece. Aliás, nenhum alimento emagrece. É importantíssimo ter ciência disso. É muito comum, pessoas se utilizarem de algum suplemento com tal finalidade, mas sem se adequar ao propósito dele.

A utilização de algum suplemento baseando-se na máxima “é alimento, logo não faz mal” é um desmazelo com a própria saúde. Se isso fosse verdade, não haveria intoxicação alimentar.

Em resumo, existe um gama vastíssima de suplementos alimentares. Algumas vezes, um mesmo suplemento pode ser utilizado com finalidades diferentes e por tal motivo a individualização nutricional deve ser adotada. Consultar-se com profissionais capacitados, informar-se em boas fontes de pesquisa, e ter bom senso, são sempre as melhores respostas. A saúde é a prioridade!

Reforço que este artigo não substitui uma consulta médica presencial.

Comentários
Dr. Juliano Antunes

Posted by Dr. Juliano Antunes